Best Doctors

Perguntas Frequentes

O que é a Best Doctors?

A Best Doctors detém um conjunto de serviços que lhe permite ter acesso ao conhecimento especializado de especialistas para o ajudar a ter o diagnóstico correcto, o tratamento correcto e os cuidados correctos. São disponibilizados em Portugal através de companhias de seguros, instituições financeiras e corretores. A Best Doctors ajuda-o:

  • A encontrar um especialista fora de Portugal;
  • A confirmar um diagnóstico ou plano de tratamento através de uma revisão especializada dos seus exames médicos (InterConsulta™); que inclui um relatório médico abrangente com recomendações de tratamento que pode partilhar com o seu médico, se assim entender;
  • A obter as respostas de especialistas às perguntas sobre a sua situação clínica.

Recorrendo a uma base de dados global com mais de 53.000 especialistas e sub-especialistas nomeados inter pares, a Best Doctors garante a milhões de pessoas o acesso a alguns dos melhores médicos no mundo quando estas pessoas mais deles precisam.

Que tipos de doenças é que são elegíveis para a Best Doctors?

A Best Doctors disponibiliza serviços a um vasto leque de condições médicas, que incluem tudo, desde lombalgias e lesões desportivas até doenças crónicas e doenças graves.

Tenho de seguir as recomendações da Best Doctors?

Não. Continua a ter o total controlo das decisões que toma, no que diz respeito aos seus cuidados de saúde. O serviço que prestamos é inteiramente confidencial; não partilhamos as suas informações com a sua companhia de seguros, instituição financeira, corretores nem com terceiros. A informação que recebe da Best Doctors visa ajudá-lo a tomar decisões informadas, no que diz respeito ao seu diagnóstico e/ou plano de tratamento. Se assim decidir pode autorizar a Best Doctors a partilhar as conclusões com o seu médico assistente.

Como funciona a revisão dos casos (InterConsulta™) da Best Doctors?

Se não tem a certeza sobre um diagnóstico médico ou se tem perguntas sobre o tratamento, telefone para a Best Doctors. É posto em contacto com a equipa da Best Doctors, que lhe faz um questionário para melhor compreender a sua situação clínica e disponibiliza-lhe os serviços da Best Doctors que melhor respondem às suas preocupações médicas.

Se tem uma doença, que requer uma revisão dos seus exames médicos, é iniciado o processo InterConsulta™ da Best Doctors. Com a sua autorização, a equipa reúne os seus exames e patologia, que é testada novamente num centro de excelência (caso seja necessário). A equipa médica da Best Doctors elabora um resumo clínico e partilha-o com o especialista da Best Doctors. O especialista procede a uma revisão pormenorizada do seu caso e disponibiliza-lhe um relatório formal – incluindo as conclusões e recomendações de tratamento. O relatório é-lhe disponibilizado a si directamente e, se assim o desejar, ao(s) seu(s) médico(s) assistente(s). Para saber mais sobre o processo InterConsulta, clique aqui.

Quanto tempo demora o processo InterConsulta?

O tempo médio, desde o telefonema inicial até à entrega do relatório do especialista é, regra geral, seis a oito semanas. Depende da complexidade do caso e o tempo que se demora a obter os seus exames médicos e patologia dos vários estabelecimentos de saúde aos quais recorreu. Normalmente, o relatório do especialista é disponibilizado no prazo de cinco a dez dias úteis após a recepção dos registos médicos.

Não é insultuoso para um médico que o seu doente peça uma segunda opinião à Best Doctors?

De modo algum. Os médicos assistentes que trabalharam com a Best Doctors têm valorizado terem acesso a especialistas respeitados na sua área de especialização, também têm acesso a informação sobre diagnóstico e regimes de tratamento inovadores que podem não estar disponíveis na sua comunidade local.

A Best Doctors volta sempre a testar os exames de patologia?

Sim. A Best Doctors volta sempre a testar os exames de patologia num dos nossos centros nomeados de excelência utilizando as mais recentes tecnologias. Os patologistas, nestes centros de excelência, são conhecidos pela sua vasta experiência na revisão de alguns dos mais complexos casos no mundo. Os centros de excelência da Best Doctors incluem vários hospitais de excelência, tais como o Dana-Farber Cancer Institute, o M.D. Anderson Cancer Center e o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center nos Estados Unidos.

Quais são os outros serviços disponibilizados pela Best Doctors para além do processo InterConsulta?

Os outros serviços disponibilizados pela Best Doctors são:

A Best Doctors é um prestador de cuidados de saúde privado?

Não. Existem muitos tipos de coberturas para ajudar os segurados, desde seguros dentários a seguros médicos para incapacidade a longo-prazo e doença graves. A Best Doctors é um serviço que pode fazer parte de um plano de seguro de grupo para colaboradores ou de um benefício independente para um colaborador. O serviço põe em contacto os clientes com especialistas em todo o mundo caso tenham dúvidas sobre um diagnóstico ou tenham perguntas sobre opções de tratamento.

O que faz um médico Best Doctor?

Os médicos da Best Doctors incluem alguns dos melhores médicos especialistas do mundo. São seleccionados pelos seus pares através de um processo de revisão abrangente. O inquérito inclui uma pergunta simples que reproduz a forma como os médicos encontram os melhores cuidados de saúde para si próprios e para as suas famílias: “Se precisasse, ou um ente querido seu precisasse, de um médico de uma determinada especialidade a quem é que recorreria?”

Ao fazer-se esta pergunta reproduz-se o processo de reencaminhamento informal inter pares que os próprios médicos usam para encontrar o médico mais adequado para cada caso específico. Seguidamente são verificadas as habilitações académicas dos médicos, a certificação e acções disciplinares. 

Durante os últimos 20 anos, a base de dados global da Best Doctors cresceu e conta agora com mais de 53.000 especialistas e sub-especialistas. A Best Doctors não paga nem aceita o pagamento de honorários pelo privilégio de ser incluído na base de dados. Os médicos só podem ser aceites para fazerem parte da base de dados através de um inquérito de nomeação revisto pelos seus pares.

Isso significa que a Best Doctors está a encaminhar doentes para os Estados Unidos ou para outro lugar no mundo?

A vantagem da base de dados da Best Doctors é ser uma base de dados global e incluir mais de 53.000 especialistas e sub-especialistas de renome de todo o mundo. Tendo em conta que os associados nunca têm de sair de casa para que o seu caso seja revisto, um especialista da

Best Doctors, de qualquer lado, no mundo inteiro, pode participar num processo InterConsulta.

Muito embora a Best Doctors não disponibilize tratamento médico, podemos ajuda-lo a encontrar um especialista ou unidade de saúde no estrangeiro. A maior parte dos associados podem fazer o tratamento onde vivem. No entanto, em determinados casos excepcionais, o doente e o seu médico assistente podem decidir que é do melhor interesse do doente fazer o tratamento médico fora do país.

A Best Doctors paga aos médicos para serem incluídos na base de dados?

Não. A única forma de um médico fazer parte da lista da base de dados da Best Doctors é sendo nomeado por outros médicos da Best Doctors através do processo de inquérito de revisão pelos pares.

Quem é que paga ao médico Best Doctors pelos seus serviços?

Se um especialista da Best Doctors participa num processo InterConsulta, recebe honorários pela consulta. Não pagamos aos médicos por serem incluídos na base de dados da Best Doctors nem eles nos pagam a nós.

Como é que eu sei se sou elegível para a Best Doctors?

É elegível para a Best Doctors caso tenha uma cobertura de uma apólice de seguro ou de um programa de uma instituição financeira que inclua os Serviços Best Doctors. Se a Best Doctors estiver incluída no seu seguro entre, por favor, em contacto com a sua seguradora e saiba mais.

Pode dar-me um exemplo da forma como a Best Doctors ajudou alguém?

Há muitos exemplos da ajuda dada pela Best Doctors a doentes a todos os níveis, desde pequenas cirurgias até doenças graves. Pode ler as histórias dos doentes e ver os vídeos aqui.

A Best Doctors partilha informação sobre o meu caso?

A Best Doctors é 100% confidencial. Não partilhamos informação. O relatório do especialista da Best Doctors é partilhado com o(s) seu(s) médico(s) assistente(s) única e exclusivamente se der a sua autorização. A Best Doctors NÃO partilhará a sua informação com ninguém sem a sua autorização.

Como é que a Best Doctors zela pela minha privacidade?

A Best Doctors cumpre todas as leis e regulamentos relevantes, nacionais e internacionais. Poderá consultar a Política de Privacidade da Best Doctors no seguinte endereço: http://www.bestdoctors.com/us/Privacy-Policy.aspx. Excepto se requerido por lei, o seu nome e informação médica NÃO serão partilhados com ninguém sem a sua autorização.  Ocasionalmente, poderemos utilizar a informação não identificada para nos ajudar a melhorar o programa Best Doctors.

Onde é que posso obter mais informação sobre a Best Doctors?

Se é cliente da Best Doctors e está interessado em obter mais informação, entre em contacto com a sua seguradora, instituição financeira ou corretor. Caso não tenha os contactos telefone, por favor, para o parceiro adequado, que consta na lista abaixo.

Se não é cliente da Best Doctors, mas está interessado ou caso esteja interessado em obter informações sobre a Best Doctors, contacte um dos seguintes parceiros da Best Doctors: